ETNOCENTRISMO



Antes de acessar sua resposta vamos contextualizar:

Segundo o antropólogo Clifford James Geertz a cultura é uma teia e não uma ciência experimental em busca de leis, mas uma ciência interpretativa, à procura de significado.

Para ele cultura é produção humana que tem um sentido. A cultura corresponde a teias de significados por meio do qual o homem estabelece as relações com a natureza e com outros homens. Isso forma um conjunto de representações simbólicas que dão significado social, e o modo de viver, de estar e de interpretar o mundo nos conduz à cultura.

 

O homem enquanto humanidade é um ser de linguagem, é um ser que se apropria dos recursos naturais e os transforma e nisso ele interpreta a realidade e a expressa. Por isso cada povo tem o seu modo de fazê-lo.

 

Assim nossa visão de mundo depende da cultura em que nascemos em que estamos inseridos.

 

Agora vamos a sua resposta:

Você tem um perfil mais próximo do ETNOCENTRISMO. E o que isso significa?

Para compreender leia abaixo 👇

 

No etnocentrismo a pessoa vê o mundo com base na sua própria cultura, desconsiderando ou até menosprezando as outras culturas. O Brasil é um país multicultural, mas temos uma história escravocrata que marcou nosso inconsciente coletivo de forma profunda. Como resultado vemos em nossa contemporaneidade a dificuldade de aceitação harmônica das diferenças culturais. Dentro de um mesmo país essas divergências e dificuldades podem ser constatadas e isso é algo que vem nos marcando devido nossa história. 

Somos uma nação marcada pela visão eurocêntrica que nos foi imposta pelos colonizadores que desprezaram, humilharam nosso povo originário. E sem perceber muitos de nós continuam inconscientemente com certa dificuldade em ampliar a consciência para desenvolver a empatia, para se colocar no lugar do outro. Vemos o desafio que temos para ver o mundo a partir do olhar do outro, p ara ouvir de verdade o que o outro que é diferente tenta nos contar.

Parece que nossos ouvidos tendem a se abrir somente para aqueles que "falam a mesma língua" no sentido de ter a mesma cosmovisão que a nossa. Mas isso é um obstáculo ao desenvolvimento humano.

Leonardo Boff diz que "somos um projeto em evolução; não somos um projeto acabado". Com isso ele quer dizer que temos muito aprendizado pela frente no sentido de aprender que somos "o povo da Terra" e que "o planeta é nossa casa comum".

Esse teste não pretende doutrinar ninguém. Esse é um estudo pertinente a área da filosofia e nos faz pensar, nos traz para a problematização de nosso tempo, da sociedade em que vivemos onde há tanta diversidade.

Obrigada por participar!



Comentários

Postagens mais visitadas